Bem-Vindo

"O Dragão de São Francisco é um projeto fotográfico artístico e ambiental de registro da fauna, flora e a gente do Parque Estadual Acaraí, idealizado pelo fotógrafo Anderson Gomes.

Notícias
Últimos Comentários:

As Pequenas Savanas

Um dia quente e de muito areião.

Não são trilhas fáceis nesta área mas resolvemos verificar uma imagens escuras que apareciam nas imagens de satélite e davam a ideia de pequenas lagoas.

A vegetação existente nestas áreas que hora aparecem escuras e em outros momentos aparentam descampados no mapa é muito curiosa.

Eu apelidei de savana devido a semelhança com as savanas africanas. O capim é grosso e parece é uma cabeleira. Os locais onde eles dominam ficam secos e inclusive as árvores ficam secas. Aparentemente eles absorvem toda a água do local. Isso é só umas constatação de observação, não é uma opinião técnica.

Captura de tela 2014-09-14 20.05.06

Outra observação muito importante nas trilhas laterais a estas pequenas savanas é a quantidade de trilhas de animais. Pude observar desde pegadas muito pequenas, provavelmente de pequenos roedores, até outras maiores que podem ser de graxaim ou outros mamíferos.

Algumas trilha se tornaram imensos areiões devido a constante presença de motoqueiros utilizando as trilhas para fazer rally. Para quem vai observar os animais é um péssimo negócio pois o barulho nas trilhas é imenso e espanta qualquer tipo de fauna.

De qualquer forma pode-se evitar estas trilhas optando por outras com mais arvores e galhos que impedem a passagem de veículos.

O dia escureceu cedo devido as nuvens, mas foi uma boa incursão. Encontramos vários recantos intocados e muitos caminhos de animais.

Aproveitem as fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

No Banner to display