Bem-Vindo

"O Dragão de São Francisco é um projeto fotográfico artístico e ambiental de registro da fauna, flora e a gente do Parque Estadual Acaraí, idealizado pelo fotógrafo Anderson Gomes.

Notícias
Últimos Comentários:

O Caminho do Emissário

Depois de ter ouvido falar sobre a trilha do emissário de água da Vega resolvi fazer uma visita ao local e percorrer parte da trilha.

O dia não estava favorável para uma caminhada longa. Nublado e meio escuro não estava agradável para fotos.

Seguimos do Ervino até a entrada da trilha que é marcada por um poste com algumas cruzes semelhante a um sinal de linha férrea. Abaixo dele uma área com cerca caída e um barulho forte de água. Não se aproxime desse local pois a estrutura de concreto está toda rachada. Provavelmente se você cair lá vai parar no oceano.

O caminho do emissário tem uma trilha de quase um quilômetro a partir da estrada na praia do Ervino. Depois de percorrer um quilômetro no areião você encontrará um portal de madeira e um surpreendente caminho de quase quatro quilômetros (sim, 4 Km) por dentro da mata em um deck elevado por uma área alagadiça. Lembra um filme onde as pessoas visitavam o mundo jurássico e deviam caminhar somente pela trilha do tempo.

Um caminho jurássico.

Um caminho jurássico.

É uma visão surreal caminhar em mata densa por um caminho pavimentado por um firme deck de madeira. Percorremos neste dia (21/06/2014) mais ou menos um quilômetro pelo deck. A luz estava baixando rapidamente devido estarmos quase no inverno.

Com um melhor planejamento vamos voltar com um dia de sol e bem cedo para percorrer a trilha toda. Aparentemente ela termina na estação que fica na Tapera. Hajam pernas para chegar até o fim.

Fiquem com as fotos desse dia nublado.

 

2 respostas a O Caminho do Emissário

  • Onde fica a entrada da trilha? Tens o track da trilha?

    • A entrada fica mais próxima da praia do Ervino. Dependendo de onde está é melhor ir pelo Ervino do que percorrer toda Praia Grande. Se já está na Praia Grande é melhor ir direto pela praia.
      Na frente da trilha tem uma estação de passagem da água da Vega do Sul. É uma pequena área cercada com estrutura de concreto no chão e um poste. Não tem como errar.
      A trilha entrando ali é só uma linha reta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *