O Projeto
O projeto O Dragão de São Francisco foi idealizado pelo fotógrafo Anderson Gomes em Julho de 2013.
O objetivo do projeto é realizar o registro fotográfico da fauna, flora e da gente dentro das áreas limítrofes do Parque Estadual Acaraí.
O nome dado a este projeto, “O Dragão de São Francisco” no Parque Estadual Acaraí foi devido ao Rio Acaraí ter a forma de um dragão quando visto em imagens de satélite.
O Brasil tem até o ano de 2013 um número de 68 Parques Nacionais (Parnas). Vinte deles são dentro de área de Mata Atlântica (o maior número).
No estado de Santa Catarina existem sete Parques Estaduais. Entre estes sete, está o Parque Estadual Acaraí.
São Francisco do Sul possui em seu seio um paraíso, berço natural para várias espécies.
O Parque Estadual Acaraí ocupa 14% do território do município, porém se considerarmos somente a Ilha de São Francisco do Sul podemos observar a ocupação de um terço. É uma parcela significativa do todo de um município.
Este fator nos faz pensar na importância do Parque e qual o direcionamento que São Francisco do Sul está tomando quanto ao seu futuro como cidade.
Notoriamente a cidade é conhecida com foco principal na atividade portuária que está longe da área do Parque. Considerando que na ilha existe uma ocupação tão grande de terra para a reserva do Parque Estadual Acaraí, nos chama atenção um outro foco importante: o Preservação e o Turismo.
Turismo para lazer, esporte ou estudo. São várias facetas possíveis de serem abordadas.
Mas como cuidar deste patrimônio, diante de tantas dificuldades relativas à extensão do Parque e suas possibilidades?
A fotografia é a ferramenta mais adequada para registrar, catalogar, contar a história, criar poesia através de imagens.
No mundo atual regido pelo consumo e a tecnologia, levar imagens do mundo da natureza para as pessoas e fazer com que elas conheçam os recantos da Terra é uma verdadeira magia.
Esta é a missão a que nos propomos em revelar O Dragão de São Francisco.
O Objetivo do Projeto
O projeto O Dragão de São Francisco tem como missão registrar de fotograficamente de forma artística a fauna, flora e a gente que vive no Parque Estadual Acaraí.
O Parque é uma reserva ambiental e como tal precisa de registro de sua vida para que possamos zelar pela natureza. Precisamos saber o que existe e o que está em perigo de deixar de existir. Saber quais vidas da fauna e flora permanecem lá e se precisam ser fomentadas para a continuidade.
As imagens geradas neste projeto podem ser utilizadas para as seguintes atividades:
- Exposições;
- Palestras;
- Criação de livros;
- Estudos acadêmicos;
- Arquivo de preservação.
Além destas atividades relacionadas ao uso das fotografias outras ainda podem ser descobertas no decorrer do projeto.
Este site hoje é a principal linha de divulgação do projeto pois tem audiência mundial.
O fotógrafo Ansel Adams (1902-1984) plantou a semente da fotografia de natureza e preservação ao registrar durante toda a sua vida o Parque Nacional Yosemite nos Estados Unidos da América.
Fotógrafos brasileiros de trabalho com magnífica intensidade como Araquém Alcântara e Sebastião Salgado também continuam deixando seu legado de preservação.
No caso de Araquém Alcântara, catalogou mais de 60 parques pelo Brasil, editando dezenas de livros documentando a fauna, flora e a gente brasileira.
A cada um cabe fazer uma parte no trabalho da preservação.
**** Baixe aqui o projeto O Dragão de São Francisco em PDF disponível para leitura e impressão ****
13 respostas a O Projeto
Deixe um comentário
No Banner to display